Semana da Saúde na Escola trabalha no combate a Aedes

Prefeitura de Canavieiras
Arquivo/JBO/Maurício Maron

Entre os dias 7 a 11 de março, a Prefeitura de Canavieiras, por meio das Secretarias da Saúde e Educação, irão intensificar as ações do Programa Saúde na Escola (PSE), por conta da Semana da Saúde na Escola.  O tema deste ano é “Comunidade Escolar Mobilizada Contra o Aedes aegypti!”.

A partir da temática de controle ao mosquito transmissor da Dengue, Zika vírus e Chikungunya, a semana irá permitir o desenvolvimento de uma série de atividades laborais com os alunos das escolas do município. “Os estudantes terão acesso a todas as informações necessárias ao combate ao inseto e a adoção de práticas para a manutenção do ambiente escolar e residencial”, informou a secretária da Saúde, Roberta Barros.

Segundo a secretária, embora as atividades sejam intensificadas por conta da Semana da Saúde na Escola, em Canavieiras, desde outubro passado  o PSE em Canavieiras trabalha nesse sentido, com o projeto “Cuidar do corpo, cuidar do outro”. “Lançamos uma ação que envolve a atenção básica com suas equipes de unidades de saúde, os agentes de endemias, a Vigilância Sanitária e as escolas do nosso município, para fins educativos e preventivos”, disse Roberta.

Explica a coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Helma Valiense, que através do projeto, os  agentes de Combate a Endemias (ACE) visitavam as escolas para exibir vídeos educativos, criam ambientes simuladores e orientam os alunos e professores a respeito da prevenção e do combate ao mosquito transmissor.

Agora, explica Helma a volta da Semana da Saúde na Escola será um reforço, nossas  enfermeiras coordenadoras das unidades de saúde darão palestras esclarecendo acerca do tema. “Em seguida terá uma oficina onde os ACEs  irão confeccionar a mosquitérica. Para conscientizar e educar a população, usaremos esse público multiplicador e já formador de opinião. acredito que nosso trabalho já surte efeito, esse surto que estamos vivenciando poderia ser em proporções ainda maiores”, disse.

As escolas municipais irão receber as atividades do PSE de acordo com o cronograma estabelecido pela Secretaria da Saúde: Escola Comunitária São Boaventura, Frei Sampaio e Regina Célia (Poxim); Frederico Minervino e Noécia Vidal (8/3); Isbela Freire  e Benício Machado (9/3); Lions Clube e Regina Célia (10/3) e Rotary Clube (11/3).

Programa Saúde na Escola - Realizado em uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, o PSE tem o objetivo de contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens. O público beneficiário do PSE são os estudantes da educação básica, gestores e profissionais de educação e saúde e a comunidade escolar em geral. São realizadas avaliações de saúde bucal, saúde ocular, além da promoção de capacitações e grupos de discussão sobre temas como alimentação, uso de drogas e doenças sexualmente transmissíveis, entre outros.